Exposições de Cães

As exposições caninas realizadas pelo Kennel Club de Brasília – KCB são homologadas pela Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC e consequentemente fazem parte do Calendário Anual de Exposições.

O que é

Exposição de Cães é uma modalidade esportiva onde os clubes cinófilos congregam criadores e proprietários de diferentes raças, organizadas por critérios de utilidade, com a finalidade de premiar os melhores, segundo o padrão ideal definido para cada raça.

A primeira impressão para um espectador é de que uma exposição cinófila se apresenta como um local de grande confusão.

Expositores, handlers (apresentadores) e cães sempre correndo e em constante atividade. Tendas, cercados, corredeiras, mesas, verdadeiros salões de beleza, uma infinidade de equipamentos, parecendo a própria Babel. No entanto, esta impressão está longe de refletir a verdade. As exposições caninas estão entre as atividades esportivas mais ordenadas, onde tudo é regido por normas e regulamentos.

Os animais inscritos são expostos à opinião de um árbitro que concederá, de acordo com uma série de critérios dos padrões específicos de cada raça, os prêmios para aqueles que se destacam dos demais exemplares participantes, por sua tipicidade, equilíbrio emocional, atributos físicos, qualidade e movimentação.

Para os criadores, é oportunidade de submeter a um avaliador qualificado (árbitro) o seu cão, de modo a verificar se o resultado de sua criação está no caminho correto ou se necessita mudanças.

Uma exposição canina é uma competição esportiva como qualquer outra: uns deverão ganhar e outros terão que perder. O resultado deve ser encarado com seriedade e servir de estímulo para melhorar, a fim de encarar novos desafios.

Objetivo

O objetivo mais importante de uma exposição canina é a divulgação das raças, de forma a proporcionar maior conhecimento sobre os cães. As exposições são oportunidades únicas de se ver, em conjunto, vários exemplares da mesma raça e poder compará-los, em busca do cão perfeito.

Nas exposições compete-se pelo prazer da disputa; pela divulgação do nome do canil; para mostrar o fruto de um trabalho de seleção e aprimoramento genético; e pela busca por pontos para os títulos de Melhores de Raças, de Grupo, de Exposição, de Campeonatos Nacionais, Pan-americanos, Internacionais e Especializados, que darão destaque ao cão e, em consequência, ao seu criador, proprietário e também ao apresentador.

A Exposição serve ainda para troca de experiências de criação; divulgação de raças; divulgação dos clubes cinófilos; oportunidade de lazer para o público; integração entre pessoas e animais; geração de empregos através das atividades de handlers e pessoal de serviços de apoio; divulgação de produtos e serviços especializados para cães; e incentivo ao turismo e ao comércio locais (hotel, restaurantes, serviços, etc.).

Como Funciona

As exposições caninas são uma atividade desportiva ordenada, regidas por regulamentos pré-definidos, seguindo uma sequência lógica e prática para que todos os expositores possam participar em igualdade de condições.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Cinofilia - CBKC (órgão máximo que orienta a criação de todas as raças puras no território nacional) adota a divisão da Fédération Cynologique Internacionale - FCI (com sede na Bélgica, que regulamenta a cinofilia no plano internacional). São 10 grupos de cães, com cerca de 300 raças caninas. Além disso, a CBKC registra os cães nacionais e estrangeiros, não reconhecidos pela FCI, que fazem parte do 11º Grupo.

No julgamento, os cães são divididos por raças, por sexo (fêmeas e machos) e em classes, segundo a faixa de idade e os títulos já obtidos pelo exemplar.

Após o julgamento da raça, os cães vencedores concentram-se em grupos, conforme a função que desempenham e para que foram criados, a saber:
- 1° Grupo - Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços
- 2° Grupo - Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
- 3° Grupo – Terriers
- 4° Grupo – Dachshunds
- 5° Grupo -Spitz e Primitivos
- 6° Grupo -Hounds e Rastreadores
- 7° Grupo - Cães de Aponte
- 8° Grupo - Levantadores, Retrievers e de Água
- 9° Grupo - Cães de Companhia
- 10°Grupo - Lebréis, Galgos e raças assemelhadas
- 11º Grupo - raças nacionais/estrangeiras não reconhecidas pela FCI

Fases

1° Fase
Para um melhor julgamento de cada raça, primeiro o juiz analisa os exemplares divididos por classes:
a) Classe filhote - cães de seis meses e um dia a nove meses de idade. Competem ao título de Campeão Filhote;
b) Classe jovem - cães de nove meses e um dia a quinze meses. Competem ao título de Campeão Jovem;
c) Classe aberta - destinada a cães com mais de quinze meses, exceto para Campeões Brasileiros de Beleza e Grande Campeão, que na data da exposição tenham mais de quinze meses de idade. Nesta classe podem ser inscritos Campeões de Beleza de outros países e Campeões Internacionais que queiram disputar CAC. Concorrem a CACIB;
d) Classe campeonato - cães que já têm o título de campeão;
e) Classe grande campeonato - cães que já têm o título de grande campeão;
f) Classe veteranos - cães com mais de 8 anos.
Serão escolhidos as melhores fêmeas de cada classe que competirão entre si para a escolha da melhor fêmea da raça. A mesma coisa é feita com os machos da raça. Escolhe-se então o melhor da raça, entre a melhor fêmea e o melhor macho, que habilitará o cão vencedor a competir com outros cães vencedores de raça de seu respectivo grupo.

2° Fase
Os vencedores de raças disputarão, dentro de seu grupo, os 4 cães melhores deste grupo. O cão vencedor do 1° lugar de Grupo estará habilitado a disputar com os demais ganhadores dos outros grupos ao título de Melhor da Exposição. Ou seja, os 11 melhores cães de seus respectivos grupos competirão em uma final pelo cobiçado título de Best in Show.

3° Fase
Esta é a fase mais esperada pelos participantes e organizadores pois serão escolhidos os cinco melhores de toda a exposição, analisando-se os 11 cães ganhadores de Melhor do Grupo.

O Ganhador do 1° lugar será considerado o melhor cão de toda a exposição e terá o título de BEST IN SHOW. Este cão ganhará o maior troféu oferecido na exposição.

Para saber mais veja os regulamentos abaixo:

Regulamento de Exposição

Regulamento de Títulos Promocionais de Beleza de Âmbito Nacional

Localização

  • SRTVN - Setor de Radio TV Norte
  • Ed. Brasília Radio Center 1º andar
  • Sl. 1102 CEP 70.719-900 - Brasília/DF
  • Horário de funcionamento:
    segunda a sexta-feira das 11h às 17h

Área Administrativa

Desenvolvido por: